Os cosméticos acompanham a humanidade, de uma forma ou de outra, desde os primórdios. E, além de embelezar, também são responsáveis pela higiene pessoal. Mas eles vão além da assepsia e da vaidade. Já parou para pensar como são marcantes? Você está andando na rua e de repente sente um perfume que te lembra determinada pessoa que nem está ali. No mesmo instante em que seu nariz o detecta, chegam junto diversas recordações e sentimentos. A verdade é que aquele cheiro, vindo de um cosmético, foi um grande gatilho com o poder de te levar de volta à infância, por exemplo, e reviver momentos especiais em segundos. Como um “déja vu”. Essas são as memórias afetivas.
A relação entre cosméticos e memórias afetivas é algo interessante de se pensar. Passamos nossa vida usando e aguçando nossos sentidos e isso também pode ser feito através de cosméticos. A beleza de uma embalagem, a textura de um creme, a cor de uma maquiagem, o cheiro de um shampoo. Toda essa experiência pode despertar memórias e sentimentos de forma intensa. Isso significa que, querendo ou não, nuances da nossa identidade ou personalidade estão intimamente ligadas a esses produtos encantadores que carregam tanto significado e nos conectam uns aos outros.
|
Equipe Revista DigitAL Destaque | André Lap - CEO & Diretor | |
Adriel Alves - WebDesigner Ariel Alves - Designer Aija Alves - Designer |
Publicado por
Karen Ribeiro
Tecnóloga em Processos Químicos (IFRJ),
Cosmetóloga (Instituto Racine)
em 26/08/2023 às 10:35