Os cosméticos acompanham a humanidade, de uma forma ou de outra, desde os primórdios. E, além de embelezar, também são responsáveis pela higiene pessoal. Mas eles vão além da assepsia e da vaidade. Já parou para pensar como são marcantes? Você está andando na rua e de repente sente um perfume que te lembra determinada pessoa que nem está ali. No mesmo instante em que seu nariz o detecta, chegam junto diversas recordações e sentimentos. A verdade é que aquele cheiro, vindo de um cosmético, foi um grande gatilho com o poder de te levar de volta à infância, por exemplo, e reviver momentos especiais em segundos. Como um “déja vu”. Essas são as memórias afetivas.
![]() | Quais são os produtos que te marcaram de alguma forma? Quais são os que imediatamente te lembram algo ou alguém? No meu caso é um gloss labial roll-on que a Avon comercializava nos anos 2000. Minha melhor amiga do colégio e eu éramos viciadas nele e tínhamos que comprar mais de 1 por mês! Lembro-me de retoca-lo a toda hora durante as aulas para garantir que meus lábios estivessem sempre brilhosos e cor-de-rosa. Tenho certeza que no momento exato que eu sentir o cheiro daquele gloss eu vou reviver tudo isso de maneira intensa. |
Outro produto icônico que está no mercado há mais de 100 anos é o hidratante em lata azul da Nivea. Por alguns motivos esse produto carrega consigo um imenso significado. O primeiro é ser multi-benefícios. Ele é um hidratante intenso, um creme branco e bem cremoso, que transmite a ideia de alta performance e que pode ser usado em várias partes do corpo que estejam ressecadas, inclusive o rosto. O segundo motivo é ser acessível. A Nivea é uma marca de tradição no mercado e está presente em grande parte dos pontos de venda, além de não ser um produto caro. O terceiro motivo é por ser centenário. Isso significa que tem passado como um segredo de família através de gerações! Muita gente consegue ver ou sentir a textura ou o cheiro dessa fórmula e lembrar da avó. O produto está disponível em 4 tamanhos e já teve algumas edições comemorativas que celebraram esse sucesso | |
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A relação entre cosméticos e memórias afetivas é algo interessante de se pensar. Passamos nossa vida usando e aguçando nossos sentidos e isso também pode ser feito através de cosméticos. A beleza de uma embalagem, a textura de um creme, a cor de uma maquiagem, o cheiro de um shampoo. Toda essa experiência pode despertar memórias e sentimentos de forma intensa. Isso significa que, querendo ou não, nuances da nossa identidade ou personalidade estão intimamente ligadas a esses produtos encantadores que carregam tanto significado e nos conectam uns aos outros.
Um grande abraço, Karen Ribeiro Instagram: @falakaren |
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Os cosméticos acompanham a humanidade, de uma forma ou de outra, desde os primórdios. E, além de embelezar, também são responsáveis pela higiene pessoal. Mas eles vão além da assepsia e da vaidade. Já parou para pensar como são marcantes? Você está andando na rua e de repente sente um perfume que te lembra determinada pessoa que nem está ali. No mesmo instante em que seu nariz o detecta, chegam junto diversas recordações e sentimentos. A verdade é que aquele cheiro, vindo de um cosmético, foi um grande gatilho com o poder de te levar de volta à infância, por exemplo, e reviver momentos especiais em segundos. Como um “déja vu”. Essas são as memórias afetivas.
A relação entre cosméticos e memórias afetivas é algo interessante de se pensar. Passamos nossa vida usando e aguçando nossos sentidos e isso também pode ser feito através de cosméticos. A beleza de uma embalagem, a textura de um creme, a cor de uma maquiagem, o cheiro de um shampoo. Toda essa experiência pode despertar memórias e sentimentos de forma intensa. Isso significa que, querendo ou não, nuances da nossa identidade ou personalidade estão intimamente ligadas a esses produtos encantadores que carregam tanto significado e nos conectam uns aos outros.
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Publicado por
Karen Ribeiro
Tecnóloga em Processos Químicos (IFRJ),
Cosmetóloga (Instituto Racine)
em 26/08/2023 às 10:35