Utilizamos cookies para fins analíticos e funcionais visando melhorar sua experiência com nosso website.
Ao navegar, você concorda com nosso uso de cookies.
Fechar

COLUNISTAS | Viviane Fernandes

BÚZIOS: O paraíso que destaca a cultura, diversidade e gastronomia

A pequena vila de pescadores que encantou a atriz francesa Brigitte Bardot na década de 60, oferece o turismo de sol, gastronômico e cultural.

Prefeito de Búzios Alexandre Martins

 

Armação dos Búzios, município do Estado do Rio de Janeiro é conhecida internacionalmente pelas suas 23 belíssimas praias e 9 ilhas próximo à península que atraem turistas de diversos segmentos. Além do potencial atrativo turístico, a cidade possui curiosidades por trás de suas tradições, arte, cultura e praias escondidas. 

Quando se fala em gastronomia, Búzios sempre é lembrado pela diversidade de sabores em um único lugar. Além dos pontos já conhecidos como a Rua das Pedras, Turíbio de Farias e Orla Bardot, o bairro Ossos e o Porto da Barra em Manguinhos tem sido muito frequentados por aqueles que amam uma boa gastronomia.

 

Existe praia para todo tipo em Búzios, águas quentes, águas geladas, com onda, sem onda. Com estrutura e selvagem. Outro destaque, são as trilhas que te faz visitar a vegetação encantadora da cidade, desvendando lugares paradisíacos e escondidos no balnerário.

Fora da parte da península, está a belíssima Praia Rasa onde se localiza a Ponta do Pai Vitório que ganhou fama recentemente graças à popularidade das redes sociais. Há poucos anos, essa praia não recebia visitas pelo desconhecimento de sua existência nos roteiros. Fora do roteiro, também estavam as praias de Tucuns, José Gonçalves, Caravelas e Marina, que hoje já são conhecidas e contemplam ainda mais o cenário selvagem, luxuosa e encantador de Búzios.  

A cidade cosmopolita, recebe turistas de todo mundo. Muitos deles acabam não voltando à sua origem, pois se apaixonam pela natureza, os costumes e modo de viver dos buzianos. A cultura de Búzios é grandiosa, destacando o quilombo da Rasa, o maior da região dos Lagos. A antiga pequena vila de pescadores ainda reconhece suas origens, com barcos coloridos nas praias e casas que lembram o local antigamente. E o papel da secretaria é resgatar a memória do povo buziano com suas histórias, mitos e lendas. 

 

Ao lado do prefeito Alexandre Martins, se destaca Luiz Romano Lorenzi, o secretário de Turismo, Cultura e Patrimônio. Romano, como é conhecido por muitos, é buziano caiçara e historiador. É notório sua preocupação com a identidade cultural da sua amada cidade, por isso, ele vem se destacando pela fidelidade com os detalhes e gerando impactos positivos com a comunidade e turistas. Já o gerente no turismo Fernando Bertozzi, trabalha fielmente na diversidade dentro do turismo, fazendo com que a cidade se torne mais acolhedora e com um turismo com menos preconceito e discriminação.

Assim é Armação dos Búzios. Além das luxuosas mansões próximo às principais praias e a badalação da Rua das Pedras, existem ainda lugares para quem busca tranquilidade. É um lugar recheado de atividades que agrada todos os públicos. A natureza não deixa negar, todo mundo se apaixona pela simplicidade charmosa do balneário. Não é a toa que Brigitte Bardot se escondia por lá, né?

 

Secretário do turismo de Búzios Romano Lorenzi

 

Viviane Fernandes
Embaixadora do turismo

Publicado por
Viviane Fernandes
Empresária no ramo de turismo
em 23/03/2021 às 13:18

Compartilhe

Revista DigitAL Destaque - 2021

Flag Counter