Utilizamos cookies para fins analíticos e funcionais visando melhorar sua experiência com nosso website.
Ao navegar, você concorda com nosso uso de cookies.
Fechar

ALEXIS DE VAULX

Do ramo varejista para a folia na Sapucaí

A história de amor de Alexis com o Carnaval começou em 2009, o ano da França no Brasil.  Diretor comercial da rede Tok & Stok e Conselheiro da Câmara de Comércio França Brasil, ele queria algo marcante: os brasileiros ilustrando a França. “Queria uma cultura popular e que falasse com todos os brasileiros! Nada melhor do que o maior espetáculo da terra! Nada melhor que o carnaval … “, conta o empresário, que reuniu dirigentes das grandes empresas francesas e apresentou a ideia – aprovadíssima! - de um enredo carnavalesco sobre a França.
 
Alexis, que já desfilava pela Grande Rio, escolheu a escola de Caxias para tocar esse enredo e o desfile, com direito a Moulin Rouge na avenida, foi o evento de maior visibilidade do ano da França no Brasil.  No ano seguinte, Alexis montou o Espaço França Brasil, um camarote para receber os executivos das companhias e clientes. Foi um sucesso, levando 600 pessoas de 15 empresas para o carnaval.
 
A sementinha deu origem ao Camarote Mais Brasil, um dos mais seletos da Marquês de Sapucaí, todos os anos vinculado a diversas ações sociais, em parceria com instituições como a Fundação Gol de Letra, Instituto Desenvolvimento da Criatividade e Capacitação Rocinha (IDCC Rocinha), Ballet Censo Traco, Instituto Ver & Viver, Miratus Centro de Badminton, Mirante Rocinha, Maxxima Gastronomia e Katmandu.

Entrevista 

1.    Após dois anos de silêncio no Sambódromo carioca, como se sente na contagem regressiva para celebrar a vida na Sapucaí? 

A ansiedade está grande mas a expectativa maior ainda. A nossa empresa passou por 2 anos com poucos eventos uma situação bem difícil. Para o camarote de 2022, inicialmente fomos tentados em querer reabrir nosso camarote igual 2020! mas logo descartamos está solução de facilidade e partimos por um investimento pesado colocando a baixo o camarote 2020 e construindo um novo camarote para 2022 com investimento da ordem de 2.5 milhões. Queremos   encantar nosso cliente ele espera por isso ainda mais depois de tanto tempo em casa e sem o maior espetáculo da terra.

2.    Por que Camarote +Brasil, é o mais exclusivo da Passarela do Samba? 

São 4 linhas de trabalho que fazem de nosso camarote o mais exclusivo: 
- conforto: praticamente 1.000m2 de camarote e lounge na pista dos desfiles para apenas 400 VIPs por noite de evento. Espaço de sobra portanto e espaço é luxo espaço é exclusividade. 

- serviços: selecionamos os melhores parceiros e produtos para uma clientela exigente viajada e conhecedora consequentemente apreciadora das coisas boas.

- um camarote voltado para o maior espetáculo da terra. Nossa prioridade é o espetáculo da avenida que as escolas e centenas de trabalhadores proporcionam após um ano de muito trabalho. Colocamos o cliente de frente para o maior espetáculo da terra com ampla e confortável vista seja do camarote seja do lounge na pista isto é possível se você limitar a quantidade de pessoas que frequentam o camarote. Nosso cliente não fica de costa para os desfiles com atrações de festivais músicas! 

- público: nosso espaço é frequentado por um público nacional e internacional é comum ouvir vários idiomas no interior do camarote. São empresários bem sucedidos e acima de 40 anos. Um ambiente puro network e de muito ritmo aos negócios.

3.    Quais são as novidades para o Camarote +Brasil, e terá algum tema específico? 

Reconstruímos como falei um camarote para 2022 depois de 2 anos fechado. Traremos uma tema valorizando a cultura popular do carnaval carioca e economia criativa: “o carnaval do Rio uma das 7 maravilhas do mundo moderno “. Aproveitamos também o tema definido para uma homenagem primeira exposição do carnaval do Rio no mundo no CNCS - Centre National do Costume de Scène (Centro Nacional do figurino de cena). Museu sediado na França onde 2 toneladas do carnaval carioca está exposto e contado através de 18 vitrines de 1.500m2 de exposição. A exposição que abriu as portas em 03/12 encera no dia 30/4 exatamente na data do nosso desfile das campeãs aqui no Rio! Todo o projeto do camarote foi entregue nas mãos do escritório Mais Mais Arquitetura dos arquitetos Heitor e Luciana. Artistas consagrados como grafiteiro Angelo e estilista Anderson Marttus estão à frente de criações inusitadas e encantadoras pela fachada e interior do camarote. 
Nossa gastronomia estará nas mãos do Chef Édson Alexandre da Maxxima Gastronomia. Culinária oriental com o Katmandu. Espaços de beleza assinados pela Flávia Brazão, Barbearia Nômade e o tradicional espaço Granado.
Para os intervalos das escolas quando a avenida dos desfiles está vazia, uma discoteca Coca Cola com sucesso dos anos 80/90; shows de samba, Rei e Rainha do carnaval e bandas como George Israel e Louis Medeiros. A ideia de recriar uma discoteca foi buscar a energia da Disco Music para celebrar o pós pandemia.

4.    Alexis você montou o Espaço França Brasil, um camarote para receber os executivos das companhias e clientes. Foi um sucesso, levando 600 pessoas de 15 empresas para o carnaval, você imaginava todo esse sucesso? 

Quando anunciaram o ano da França no Brasil em 2008 para 2009 não pensei 2x temos que conseguir fazer um desfile com uma escola de samba.  Encontrei muitas barreiras pela frente a começar pelo Presidente do comissariado do Ano da França no Brasil contra o projeto. Convencer da força do projeto junto as empresas francesas e conseguir o patrocínio também não foi fácil e contou com o Presidente da Câmara de Comércio França Brasil e Cônsul Geral da França entusiastas com o projeto! Foi determinante adesão deles ao projeto. 
O Presidente da escola Jayder Soares acolheu o projeto de braços abertos e foi melhor anfitrião que poderia ter tido. Moveu céus e montanhas até de um camarim tamanho de uma tenda de circo inteiramente refrigerada construído contra o sambódromo para receber as dançarinas do Moulin Rouge de Paris! Na ocasião os patrocinadores de 15 empresas francesas levaram 600 pessoas ao camarote da Grande Rio. Jamais poderia imaginar tamanho sucesso de um desfile que ficou para história, mais de 20 milhões de euros de mídia espontânea no Brasil e França e 600 pessoas das empresas patrocinadoras. O Brasil principalmente Caxias e Rio me deram meu maior presente da vida (ainda mais para um estrangeiro): cidadão Duque Caxiense e cidadão Carioca.

5.    As ações sociais são de grande importância para você quais são os projetos?

A sociedade tem grandes disparidades daí a importância do olhar para o outro. Estamos no mesmo barco o planeta terra de passagem. Se conseguirmos nos ajudar uns aos outros durante nossa passagem teremos feito nossa parte. Temos uma ação social que anualmente leva 400 jovens oriundos de ONGs do Rio: Gol de Letra Miratus Censotraco Ver e Viver Fortalecer IDEC da Rocinha Camareta Laranjeiras e Pimpolhos da Grande Rio. “Um sorriso vale mais que mil palavras “. Oferecemos uma noite no camarote +Brasil a esses jovens. Este ano será um grande baile a fantasia no camarote na noite dos défilés mirins. Empresas se juntam a nos oferecendo cursos de idiomas, cestas, bolsas de estudos, cuidados com higiene bucal ... esta corrente é incrível. Melhor de tudo são os brilhos nos olhos ???? num camarote e grande festa preparada para eles na Marquês de Sapucaí!
Para 2022 fomos também procurar o Mirante da Rocinha que abrirá seu primeiro camarote nas 2 primeiras noites dos défilés quarta e quinta. Da maior comunidade da América do Sul para o maior show da terra!
Renan Alves um dos idealizadores levará para a avenida toda a descontração e a alegria das pessoas que fazem da maior Fabíola da América Latina um verdadeiro celeiro de energia e ritmo.

6.    Por que o Carnaval carioca é uma atração na França?
Pela sumptuosidade grandiosidade - o carnaval de Nice inspirou o carnaval do Rio mas o carnaval do Rio ultrapassou o carnaval de Nice sendo do tamanho do Brasil! Gigante pela própria natureza! Não há quem fique parado também com as baterias das escolas mesmo sem saber sambar.

 

7.    ALEXIS DE VAULX conte nos desde o início de sua chegada ao Brasil? 

Em 1986 acho até que foi dia 1o mas não era mentira. O menino francês recém formado pela universidade de Limoges chega no Brasil que desde os 12 anos ficava sonhando devido a irmã Ghislaine que havia se mudado em 1978... irmã está que mandava carta ou ligava (via operadora na época) para seu irmão contando deste distante e fascinante país. 1986 venho então para aquele ano sabático pois universidade quando então não se sabe bem o que fazer com o diploma na mão... a transição do mundo universitário para o mundo do trabalho que muitos eu o primeiro queremos empurrar para frente ... faço aquela viagem de mochilas nas costas e de ônibus leito conheço os quatro cantos do sonhado país. Encanto à primeira vista pelas lindas paisagens pelas praias intermináveis pelo gigantismo das distâncias das cidades mas talvez o que mais me marcou foi este povo feliz acolhedor brincalhão esbanjando vida. Não pesei 2x após a viagem e coincidiu da minha irmã ter montado 4 lojas e estar trabalhando 20h por dia... fica conosco diz ela e me ajuda. 
Não falo o idioma irmã e ela de falar então começa a aprender. Foi que fiz e iniciei na Tok e Stok para 6 meses que se transformaram em 30 anos. Aprendia o português com o programa do Silvio Santos aos domingo e auxiliares de almoxarifado (neste caso aprendi mais palavrões do que palavras para a risada da galera quando ia repetindo por aí). Aos poucos subi na empresa com uma empresa que não parava de crescer. Na direção comercial da rede tive oportunidade de conhecer ainda mais o país voando para os 4 cantos na medida que abria lojas.
Em 2012 a empresa foi vendida para grupo de investimento e então deixei uma empresa familial. Foi quando fiz uma total reconversão à frente de uma empresa de eventos corporativos: Incentivo Brasil Eventos até os dias de hoje.

8.    Entre tantas outras cidades, porque você escolheu Rio de Janeiro para viver?
Morei em várias cidades do Brasil na medida do plano de expansão da Tok e Stok até que fixei residência no Rio 2o maior praça em faturamento da rede.

 

9.    Como é dividir-se a tantos cargos de grande importância? 
Nas mãos de Deus e com planejamento procurando se cercar de pessoas competentes e que abraçam os projetos com paixão

10.    A arte e o Business sempre andaram juntos? 
Sempre tive um olhar artístico talvez pela própria Tok e Stok onde prevalecia bom gosto e design. Sou mais sensível a cultura popular do que cultura elitizada. Fico fascinado com as culturas populares do Brasil onde cada estado tem a sua.

 

11.    Qual é a sua maior paixão? 
Paixão pela natureza 
Paixão por espetáculos 
Paixão por gente (educado)

12.    Ações sociais fazem parte de seus projetos empresariais, você nunca pensou em entrar para a vida pública? 
Nunca pensei na vida pública pelo fato de ser residente. Eu não parei ainda para pedir a cidadania mas pretendo afinal são 34 anos de Brasil e 24 de França já está na hora.

 

13.    Após a pandemia, qual é o sonho que deseja realizar?
Meu sonho é reencontrar um amor (atualmente solteiro) depois de ter perdido o maior que já tive em toda minha vida.

ENTREVISTADO POR JO RIBEIRO JORNALISTA
Mtb.78555-SP - Fenaj Internacional BR16610 - SJSP 22141


Ficha técnica

Claudia Mastrange
Tel.: (21 ) 97029-9005
 
Parceiros Camarote+ Brasil
Barbearia Nômade
Grupo Fenixx
Maxxima Gastronomia
Katmandu
Naiane Receptivo
FAIRMONT Rio de Janeiro Copacabana
Ângelo Campos
Mais Maia arquitetura
Eventos Evolution e Serviços
Granado
Artefacto
Brummie Lines
Latin Exclusive
Flávia Frazão
Le Dépanneur
JVB
cncs.fr
Escrever para

Revista DigitAL Destaque - 2021

  |    |  
Flag Counter