Você já esteve no prédio do Poder Legislativo Municipal do seu município? Sei que este nome pomposo pode intimidar, mas nada mais é que a Câmara do Vereadores. Tomo a liberdade para convidá-lo a ir lá no meio de uma tarde e assistir à uma sessão plenária. Veja como é a participação daquele vereador em quem você votou, se ele apresenta projetos, se discorda ou apoia nos embates de ideias e propostas e não apenas vota “sim” ou “não” conforme a opinião da maioria; depois visite seu gabinete, apresente suas queixas e sugestões.
Por vezes, a Câmara realiza audiência pública, onde se espera a participação dos eleitores para que eles opinem sobre leis que poderão alterar drasticamente suas rotinas como, por exemplo, a proibição ou expansão de um novo serviço de transportes alternativos: linhas de vans ou moto-taxi.
Quero lembrá-lo que qualquer cidadão (pessoa com poder de votar), como você ou eu, tem o total direito a entrar na Casa do Povo e participar de suas atividades. E não se esqueça que o vereador é o político mais próximo de nossas realidades, muitas vezes mora no mesmo bairro que o seu. Por mais distante que seja a realidade de rotinas entre povo e vereador, por vezes poderá estar no mesmo congestionamento que nós, assim como ser afetado com falta d’água e “apagão”. É dele quem inicialmente devemos cobrar uma série de coisas que pensamos ser responsabilidade exclusiva do prefeito. Seu mandato serve para dar soluções aos problemas comuns da população, além de fiscalizar o prefeito e legislar em nosso favor.
Equipe Revista DigitAL Destaque | André Lap - CEO & Diretor | |
Adriel Alves - WebDesigner Ariel Alves - Designer Aija Alves - Designer |
Publicado por
Nelio Ribeiro
Consultor de Marketing Politico
em 05/01/2021 às 00:00